Anucios

quarta-feira, 3 de junho de 2020

O LADO OCULTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MUNDO GLOBALIZADO


Primeiro começamos por dizer o que é isso de Mídias Sociais para depois irmos concretamente na essência do título. As Mídias sociais são canais online que permitem o relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários.
Falar da mídia social é falar do Facebook, WhatsApp, Blogue, YouTube, Canais televisivos e mais. Como vocês devem saber as Mídias sociais nos trouxeram muita mudança positiva principalmente na difusão das informações a tempo e hora. 
Actualmente em menos de pouco tempo é possível termos informações até imagens e vídeos de  um acontecimento que tenha sucedido há milhares de quilómetros de nós, tudo isso graças as Mídias. 
Muitos de nós temos amigos na América, Portugal, Brasil e mais outros países graças às redes sociais. Não deixemos as televisões que nos mantem entretidos com as suas programações e nos informam sobre tudo o que acontece no mundo. 

 Manipulação da opinião pública 

Como alguns já devem saber,  há uma grande luta pela desinformação, há grande tentativa da televisão estar a serviço do governo, ou seja, as informações que passam pela televisão são antes censuradas para que não comprometam a integridade dos governos. Não digo que tudo que você vê pela televisão seja simplesmente, produzido para acreditar que é verdade, mas talvez 70 ou 80% dela seja verdadeira. A informação que às vezes chamamos de oficial não tem nada de oficialidade, apenas a televisão está sendo usada de instrumento para veicular informações falsas. Já ouviste falar de fake News, fala-se exactamente de informações que tenham sido vinculadas pelas redes não consideradas oficiais, ou seja as pontuais que aparecem a sangue frio sem sofrer nenhuma censura, aí vêm os canais condecorados oficias depois da censura desmentir tudo dizendo o contrário. 
Quem acreditaria numa informação vinda de um cidadão qualquer senão um canal credenciado?




Eles usam as polémicas para desviar a atenção do público

Algumas figuras públicas têm mais segredo do que possamos imaginar, como todos sabemos que as figuras públicas principalmente as que facilmente se envolvem em polémicas têm muito poder de influenciar a maior parte dos seus seguidores. Os seguidores fiéis são os que mais acreditam em seus ídolos que outra coisa, até são capazes de meter a mão no fogo por um ídolo que nunca pelo menos os acenou a mão. Aí está a maior cartada dos governos no mundo. 
Enquanto acontece muito escândalo político, como é sabido que o público quando acontecem escândalos vai para cima do governo, ai o governo cria uma grande distração, usando exactamente as figuras públicas através das redes sociais, armando um escândalo polémico para inundar toda mídia social dessa informação enquanto eles fazem uma farra política. 

Você está sendo controlado!

Antes das redes socais era muito difícil controlar quem pensa o quê, cada um ficava na sua localização geográfica e sem um pingo de comunicação com quem estivesse do outro lado da montanha, mas agora já é possível saber se o outro está na pia, porque já fez uma selfie e publicou “Deus no comando...,  me amando mais..., na praia do Bilene”, até que soa divertido gozar de toda liberdade que agente tem. Quando você está triste, escreve na sua cronologia  ou coloca imojis.
Mas o que não estamos a perceber é que os governos já sabem através da série de informações que partilhamos no facebook para qual equipa torcemos, que tipo de pensamento temos como pessoas únicas e também como um grupo, por isso cada um está mais exposto e muito mais do que pensa. Não mande um insulto no Facebok a pensar que está longe, e ninguém o pegará, você está arredondamente enganado. Você está sendo controlado sobre o que pensa, como está, onde está e do que gosta.

Controlo pela busca pela internet

Na internet tem muita informação, uma original e outra não, ao mesmo tempo que achamos que temos liberdade de acesso a qualquer informação do mundo inteiro estamos enganados, na verdade existem algoritmos que determinam  a sua localização e o tipo de informação que deve ser disponibilizada de acordo com essa localização, permitindo com que você tenha uma certa informação e não a outra. Porque se isso for acontecer não te terão controlado de acordo com as informações que estão sendo veiculadas localmente. 

Controlo intergovernamental

Mundialmente existe também uma forma de controlar o povo dum certo governo e até colocar o povo contra o seu próprio governo para desestabilizá-lo de forma estratégica para depois o atacar. Essa tática é muito mais usada pelos EUA, já ouviu falar de cavalo de Tróia?  Um guerreiro grego chamado  Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentear aos troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.
Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.
Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.
É isso que as mídias sociais nos fazem, nós, a população, somos o nosso próprio cavalo de Tróia para destruir o nosso próprio governo para dar espaço os governos de fora entrarem com investimentos destruidores. 

Espero que tenham gostado do artigo, comentem e compartilhem se gostaram.




terça-feira, 2 de junho de 2020

O MOÇAMBICANO E O MARTÍRIO DAS POLÉMICAS


É com muita dor  que escrevo este artigo, como já devem perceber gosto muito de escrever e leitura construtiva nos meus tempos livres, isso tem me ajudado a ser um pouco versátil no mundo de conhecimentos. 

Admiro e lamento por muitos irmãos Moçambicanos, que para além de usar o rico tempo que têm ainda em idade fértil para fazer algo construtivo e gratificante como por exemplo, leitura para enriquecer o vocabulário, aprender como algumas palavras se escrevem correctamente, preocupam-se em entrar no Facebook para encontrar alguma polémica. Mal sabem as verdadeiras causas e começam a julgar, muito menos sabem escrever para pelo menos julgarem com textos bem escritos. 
Talvez mais da metade que faz os tais julgamentos nem uma vez se deu o luxo de visitar uma gramática. 

No Facebook para além das polémicas vejo muita informação digna de um bom  aprendizado, mas para esse punhado de pessoas, esse tipo de informação passa de despercebido, apenas rola o dedo por cima , e nem um simples like sequer dá.

Ficam muito felizes em ler uma informação de um compatriota igual que se deu mal do que uma informação de um que se deu bem para seguir o seu exemplo. E eu me pergunto, o que aprendem difamando um do que engrandecendo? 

Não estou julgando, apenas estou trazendo uma reflexão aos irmãos que não gostam de ver um irmão igual a se dar bem, e servir-lhes de exemplo e agradecer por ter sido um irmão. Não sou muito perfeito, mas parece-me que o Facebook, para muitos irmãos é um veículo para promover a violência e ódio entre pessoas que se podiam um dia ajudar. 
Sei que poucos vão ler esse artigo, porque não está a falar da derrota do Mr. Bow muito menos da vida amorosa do Fred Jossias ou do Cicrano, os que forem a ler são os poucos no meio dos que procuram por polémicas. 
Nós somos muito jovens com forças capaz de nos defendermos e derrotarmos todo mal que temos e que possa vir, fomos colonizados porque na altura éramos menos escolarizados, devíamos estudar ainda mais e aprendermos como podemos nos proteger disso mais aquilo para que nada nos apanhe despreparados. 
Vivemos numa sociedade inundada de desinformação, e é só com conhecimento e sabedoria que podemos separar o joio do trigo.
Muitos não parecem humanos quando entram no Facebook, parece usarem máscaras, insultos dum lado para outro quando não encontram polémicas para criar uma, nem sei se os pais tem visto esse tipo de comportamento, mas uma coisa eu sei,  Facebook não torna ninguém imune das consequências do seu mau comportamento. 
Para chegarmos a um sucesso financeiro precisamos de estudos que têm a ver com isso, para sermos Doutores precisamos estudar muito para isso, e muitas outras coisas que temos de ir atrás, mas não são os dez mil likes que vão nos fazer alcançar sucesso, até que pode alimentar o ego, mas não vão me dizer que pode vos proporcionar um sucesso.

Esse artigo era simplesmente para chamar a atenção dos meus compatriotas moçambicanos que a vida não se resume simplesmente a polémicas e nos divertirmos com a dor dos outros, muito pelo contrário devíamos dar força e coragem para qualquer ser humano que possa se meter em problemas. 

Deixem os vossos comentários e se escrevam no blogue, temos postado muitas novidades.